Pedagoga e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. PhD em Estudos Ibéricos e Latino-Americanos pela University of London, Queen Mary College (com bolsa CAPES). Professora Associada IV da Universidade Federal do Paraná, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Pesquisadora visitante (Visiting Research Fellow) no Queen Mary University of London e no Institute of Education, University College of London, com bolsa Capes – Programa Institucional de Internacionalização (PRINT-UFPR). Pesquisadora Honorária da Universidade de Londres, Queen Mary College (British Academy/Newton Advanced Research Fellow) com projeto Gender and Education in Rural Areas in Brazil (Gênero e educação em áreas rurais no Brasil)(2015-2018). Pesquisadora e Coordenadora de projeto com apoio do CNPq (2014-2018). Membro da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo e vice-líder do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR. Atuou como Membro do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA (1998-2000) e na Secretaria de Estado da Educação do Paraná como Coordenadora da Educação do Campo (2003-2004). Coordenou o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação do Campo (2005 a maio/2008). Atuou como coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais do Setor de Educação da UFPR (2014-2016). É coautora do livro Paulo Freire: vida e obra (2001) e coautora e organizadora dos livros “Exercitando a cidadania no campo: a educação popular com trabalhadores Sem-Terra” (2006), “Educação do Campo em movimento: Teoria e prática cotidiana”, v.I (2010); “Conflitos Agrários: seus sujeitos, seus direitos” (2015); “Teorias e Políticas de Gênero na Contemporaneidade” (2017). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Estudos de Gênero e Diversidade Sexual; Gênero, Educação e Currículo; Direitos Humanos, Diversidade, Diferença e Desigualdade Social; Movimentos Sociais e Educação do Campo; Estudos Comparados na América Latina; Organização do Trabalho Pedagógico Formal e Não Formal; e Educação de Jovens e Adultos.
http://lattes.cnpq.br/1710344645805543
http://orcid.org/0000-0002-7098-3239