Menu

Publicações

Lentes, pincéis e páginas: discursos de mulheres é uma coletânea que tem como foco as mulheres como autoras no cenário cultural nacional e internacional. Reúne trabalhos das participantes do grupo de pesquisa Mulheres e Produção Cultural, ligado ao Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Paraná. Dois recortes principais norteiam a composição do livro: um, diacrônico, resgata a memória de feministas do passado, e o outro, sincrônico, analisa produções artísticas mais recentes. Ambas as perspectivas conduzem à mesma reflexão: embora as mulheres tenham saído dos bastidores da História e ocupado espaços cada vez mais amplos, os homens ainda estão no centro do palco. Denunciar essa condição e problematizá-la é a proposta e o desafio desta publicação.

 

COMPRAR

Mulheres, Homens, Olhares e Cenas é uma importante contribuição à reflexão sobre cinema e gênero no Brasil. Esta obra tem como proposta contribuir para o estudo do cinema através de perspectivas contemporâneas: a teoria feminista, os estudos de gênero, a teoria queer e a teoria pós-colonial. Os artigos que compõem esta coletânea analisam a produção cinematográfica atual, brasileira e de outras partes do mundo. Além da produção nacional, o livro conta com a participação de algumas autoras de renome (como a feminista Bell Hooks) que têm seus artigos ineditamente traduzidos para o português.

 

 

COMPRAR

O estudo das relações de gênero – relações de poder entre homens e mulheres e a ordem simbólica de feminilidades e masculinidades socialmente construídas e historicamente variáveis – traz grandes mudanças nas formas de pensar sobre a sociedade. A publicação Gênero Plural: um debate interdisciplinar reúne trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que vão desde discussões teóricas sobre gênero e teoria feminista, até estudos de campo sobre produção de significados de gênero na mídia, n a escola e no campo da saúde. Trata-se de uma nova e singular contribuição para os estudos das relações de gênero no Brasil.

 

 

COMPRAR

Encontra-se, nesta obra, parte dos muitos protagonismos teóricos e militantes de pesquisadoras e pesquisadores do campo de estudos de gênero e das teorias feministas. Os conteúdos nela contidos têm como propósito dar voz e visibilidade ao trabalho exaustivo, intenso e complexo que se realiza para desnaturalizar concepções de ciência, de sujeitos e de direitos, em especial quando estes conceitos demonstram sua fragilidade para dialogar com a diversidade da experiência de mulheres e de tantos outros sujeitos que integram hoje os desafios analíticos das teorias feministas, lesbianas e queer.Seus diferentes enfoques denunciam a desigualdade de gênero, a discriminação e a invisibilização da mulher, tanto na esfera profissional, experiência cotidiana, inserção política, quanto no campo da sua produção teórica. Apresentam-se diversos eixos reflexivos que são comuns aos desafios relacionados à implantação de novas políticas, capazes de superar modelos binários e etnocêntricos. Os textos destacam a importância do referencial teórico das perspectivas de gênero e das práticas sociais e políticas feministas, no processo de transformação do pensamento acadêmico, social e da cultura vigente.

 COMPRAR

Este livro é uma contribuição para a reflexão e o debate sobre as políticas de gênero na América Latina. Numa época de recuos sobre as conquistas dos direitos humanos das mulheres e de pessoas trans faz-se necessário retomar argumentos, pensar estratégias de ação e seguir em frente, pois muito ainda há que se construir coletivamente no terreno das políticas sociais de gênero na América Latina.

 

 

 

 

 

COMPRAR

Poetas mulheres que pensaram o século XX, é uma coletânea originada no Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR a partir de ensaios sobre algumas poetas de vários países que se destacaram na cena literária do século XX, mas cuja poesia permaneceu um pouco à margem dos grandes nomes (geralmente masculinos) celebrados como os grandes poetas do século. Os autores se debruçam sobre as questões éticas e estéticas suscitadas pela poesia dessas mulheres que viveram intensamente os dilemas de seu tempo e procuraram expressá-los em sua arte. Poetas com diversas tradições poéticas, experimentos radicais com a linguagem ou estéticas mais conservadoras, podem ser analisadas nessa coletânea. Entre essas constam Gertrude Stein, Hilda Hilst, Cecília Meireles, Wislawa Szymborska e Laura Riding.

 

 

COMPRAR

I LesboCenso Nacional: Mapeamento de Vivências Lésbicas no Brasil
Relatório descritivo 1ª Etapa (2021-2022)

 
 
 
 
 

Universidade Federal do Paraná
Núcleo de Estudos de Gênero

Rua General Carneiro, 460, terceiro andar, sala 300, DPII
| |

Universidade Federal do Paraná
Núcleo de Estudos de Gênero

Rua General Carneiro, 460, terceiro andar, sala 300, DPII
| |


UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais